template

quinta-feira, 26 de março de 2009

Protesto em prol dos downloads free!

Aê, temporada 2009 dada início hoje!!

Estou me sentindo uma global, com a programação normal iniciando em março/abril!

E a volta será em grande estilo, por uma boa causa: O DOWNLOAD FREE!!!

Muitos sabem que a comunidade 'Discografias', do Orkut, um óasis para os amantes da música, onde podíamos garimpar verdadeiras raridades NÃO DISPONÍVEIS para o grande público, foi desativada por pressão da APCM - Associação Anti-Pirataria no Cinema e Música. Mas a ação não é só contra aquela comunidade, mas a blogs, uploads realizados em servidores com link disponível a todos, e tantos outros.

É claro que nós somos favoráveis ao justo pagamento aos artistas por seu trabalho. Mas essa não é a única perspectiva dessa questão. Quantas vezes baixamos da internet algum arquivo para teste, saber se é bom mesmo ou não?? Se gostamos, compramos o original (pelo menos eu, e boa parte das pessoas que conheço, faz isso).

Além do mais, a maioria dos usuários desse serviço baixam para uso particular, não auferindo lucro financeiro sobre a obra alheia. E isso é permitido na Lei da Pirataria, nº 10.965, vejamos:

“§ 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.”

Um protesto vem sendo organizado (através do Orkut = http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=56139232&tid=5314777554985266956&na=1&nst=1) e informado através da net contra a ação abusiva e tolhedora de direitos da APCM e entidades correlatas e consiste no seguinte:

- dia 01/04/09:

a) trocar os avatares pela imagem a seguir: http://img1.orkut.com/images/mittel/1233583847/54570232/ln.jpg;

b) acessar o blog que contabilizará no dia 01/04/09 o número de manifestantes:
http://discografiaslives.blogspot.com/

Bom, é uma forma de protesto, e serve para mostrar que a sociedade pode se organizar e lutar contra abusos e violações a direitos. Participe você também e fiquem ligados nas notícias sobre o assunto.

Nenhum comentário: